Vieira Souto
@vieirsoutoseguros

Vamos falar de consórcio de imóveis…

Todos nós em algum momento da vida já ouvimos essa palavra, seja seguida de uma explicação ou conotação positiva, ou negativa de algum arrependido; O fato é que consorcio está em alta e muita gente se pergunta… vale a pena fazer o consórcio de imóvel?

Abaixo vamos abordar alguns dos questionamentos e mitos sobre como funciona o consórcio de Imóveis.

O que é consórcio?

Método de compra baseado no agrupamento de pessoas – pessoas físicas ou jurídicas – para geração de poupança para aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. A formação desses grupos é de responsabilidade de uma administradora de consórcio autorizada e controlada pelo Banco Central do Brasil (Bacen).

Como funciona o consórcio?

Consórcio é uma união de pessoas com um objetivo ou um sonho em comum, movidos por esse desejo fazem um grupo onde irão contribuir mensalmente com uma quantia, de modo a juntar o valor suficiente para que todos os meses um número de pessoas possam realizar esse sonho.

O que significa ter uma cota de consórcio de casa?

Ter uma cota, significa que faz parte de um grupo e que tem responsabilidades financeiras com todos que nele estão; devendo manter as parcelas em dia, para manter a saúde do grupo, assim as contemplações irão acontecer de forma fluida.

Consórcio não tem mesmo juros?

Isso mesmo, o consórcio não tem a incidência de juros; porém, existem, sim, acréscimos em sua carta de consórcio que agravam o seu valor. Ela corresponde entre 15% e 23% do valor da carta de crédito contratada entre a empresa administradora e o consorciado, porém, esse valor pode variar conforme o grupo e a administradora do consórcio. Em geral, o seu valor é diluído nas mensalidades a serem pagas pelos participantes dos consórcios.

Consorcio de casa vale a pena?

Bom, se entender que a compra via consórcio é algo planejado e programado, sim, vale muito a pena; mesmo com as taxas que tem no consórcio a comparação com o financiamento é gritante. Pois no consórcio a diferença entre a sua carta de crédito e o valor que irá pagar no final, gira em média de 47%; isso já considerando os reajustes durante toda jornada do seu grupo. Já no financiamento supera os 300%.

Rolar para cima